Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 2º Semestre de 2017

Geral

  • das 15h do dia 12/06 até as 15h do dia 26/06/2017 - Inscrições para redução da taxa de inscrição e envio da documentação comprobatória  para o endereço informado no Artigo 8o. da Portaria UNESP-PR 20-2017
  •  das 15h do dia 12/06 até as 15h do dia 10/07/2017 - Inscrições do Processo Seletivo
  •  30/06/2017 - Divulgação do resultado da solicitação de redução da taxa de inscrição
  •  20/07/2017 - Divulgação dos locais de Exame
  •  23/07/2017 (domingo), às 13 horas  Exame
  •  24/07/2017 - Divulgação do gabarito oficial
  •  08/08/2017 - Divulgação da lista de classificação geral, da1ª lista de convocação e do desempenho dos candidatos
  •  09, 10 e 11/08/2017 - Matrícula da 1ª lista de convocação
  •  15/08/2017 - Divulgação da 2ª lista de convocação
  •  16, 17 e 18/08/2017 - Matrícula da 2ª lista de convocação 

A partir de 08/08/2017, será disponibilizado no site www.vestibularunivesp.com.br o desempenho dos candidatos inscritos no presente Processo Seletivo Vestibular, sendo divulgada a nota de classificação geral, bem como as notas obtidas na prova, por disciplina e a nota da redação.

SIM. O candidato que prestou o ENEM poderá utilizar sua nota obtida na prova objetiva para efeito de cálculo da nota final da prova do Vestibular. Para tanto, deverá preencher, na Ficha de Inscrição, no item “nº de inscrição do ENEM”, o número de sua inscrição, optando pelo resultado obtido no ENEM em apenas UM dos anos - 2014 ou 2015 ou 2016.

Observações sobre o ENEM

  • A nota do ENEM será utilizada conforme o disposto no cálculo da nota final.
  • O candidato poderá indicar o número de inscrição do ENEM somente no ato da inscrição para o Processo Seletivo Vestibular.
  • O número de inscrição do ENEM, indicado na Ficha de Inscrição, é de inteira responsabilidade do candidato, e caso o número esteja incorreto, a nota do ENEM não será considerada.
  • O não preenchimento do campo relativo ao ENEM significa a sua não utilização.

Inscrições

Para ingressar em um dos cursos de graduação, o candidato deverá possuir certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

Atenção:

Poderá se inscrever para um dos cursos de graduação o candidato que estiver cursando o ensino médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para se inscrever no presente Processo Seletivo Vestibular, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

·    1ª etapa - preenchimento da Ficha de Inscrição

No período das 15h do dia 12/06 até às 15 horas do dia 10/07/2017,o candidato deverá acessar o site www.vestibularunivesp.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando o Polo, o curso e a turma em que pretende estudar, bem como as informações sobre a bonificação (“PPI” e “escola pública”).

O candidato poderá, ainda, no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição, indicar como 2ª opção o mesmo curso de 1ª opção oferecido em outro polo.

·    2ª etapa - pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição no valor de R$ 48,00 (quarenta e oito eais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 12/06 até 10/07/2017, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição.

É obrigatório o candidato tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato e na Portaria UNIVESP PR-20/2017, os quais estarão disponivéis no site www.vestibularunivesp.com.br  em Documentos e Legislação .

Instituições Públicas são as criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.

Atenção:

Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, SÃO CONSIDERADAS PARTICULARES em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Do mesmo modo, bolsas de estudo em Instituições particulares, ainda que integrais, não conferem o direito à bonificaçãopelo item “escola pública”.

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em agências de Correios que operam o Banco Postal.

Atenção:

Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento da taxa de inscrição:

  • cartão de crédito;
  • agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente. 

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição Eletrônica, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade.

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá gerar o boleto da taxa de inscrição do  presente Processo Seletivo Vestibular, para o polo escolhido, no período das 15h do dia 30/06 e até as 15 horas do dia 10/07/2017. Para o candidato beneficiado com a redução da taxa será gerado boleto no valor de 50% do valor da inscrição. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 10/07/2017.  Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente  pelo “Fale Conosco" do site www.vestibularunivesp.com.br

Não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição, principalmente nos campos “Polo”, “curso e turma”, “nº de inscrição do ENEM” e no Sistema de Bonificação (“PPI” e “escola pública”), após o pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo-Vestibular, inclusive no dia do Exame.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/

O candidato que solicitou a redução por engano, poderá a partir das 15h do dia 30/06/17 gerar o boleto no valor de R$48,00 através do site www.vestibularunivesp.com.br

Lembre-se que você deverá comparecer com frequência ao polo de apoio presencial para encontros com a tutoria, realização de trabalhos em grupo, entre outras atividades. Assim, a praticidade para chegar até o local deve ser o ponto principal para a sua escolha.

Você poderá fazer até duas opções de locais no ato de Inscrição, em ordem de preferência. Esteja certo de que a segunda opção só será acionada se não tiver nenhum candidato com possibilidade de se matricular em primeira opção naquele polo. Portanto, deixe como primeira opção aquela que você efetivamente prefere. Se você só pode frequentar o curso em um local, não faça a segunda opção. Durante o curso, o aluno somente poderá frequentar as atividades no polo em que estiver matriculado.

O Processo Seletivo Vestibular da UNIVESP do 2º Semestre de 2017 concederá redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, para candidatos que preencham, CUMULATIVAMENTE, os seguintes requisitos:

·         estejam regularmente matriculado no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos – EJA, em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;

·         percebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos (R$ 1.874,00) ou estejam desempregados.

Após os procedimentos para inscrição, ao invés da impressão do boleto para pagamento, o candidato que pretende obter redução de taxa deverá encaminhar, em envelope lacrado, via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), aos cuidados da Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT – Departamento de Concursos, Rua Três Rios, 131 – 5º andar –Bom Retiro – São Paulo – SP – CEP 01123-001, no período de 12/06 a 26/06/2017 (data da postagem), os documentos que comprovem o atendimento ao disposto nos incisos deste artigo.

Prova

O Exame será realizado no dia 23/07/2017 (domingo), às 13 horas.

Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 20/07/2017, comparecer ao Polo em que pretende estudar ou acessar o site www.vestibularunivesp.com.br

  • A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
  • O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela UNIVESP.
  • Não haverá envio de convocação pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outros meios.

A prova terá duração de 5 (cinco) horas.

Observações:

  • O portão da escola será aberto às 12h15min e fechado às 13 horas, impreterivelmente. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.
  • Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 15h30min dentro da sala do Exame, podendo levar o caderno de questões a partir deste horário.

O candidato deverá levar no dia do Exame:

1.  caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.

2.  ORIGINALde UM dos seguintes documentos de identidade:

  • documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • carteira nacional de habilitação, dentro do prazo de validade (CNH);
  • documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Atenção:

  • Não serão aceitos, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência, por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), certidão de nascimento e/ou de casamento, título de eleitor, Certificado de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.
  • Também não serão aceitos protocolos e/ou cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. Somente será aceita apresentação de documento de identidade ORIGINAL.

O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados. Caso o documento esteja com foto antiga e/ou com a indicação de “não alfabetizado” e/ou em más condições de visibilidade, este deverá ser substituído, sendo necessário, para tanto, providenciar a 2ª (segunda) via do mesmo, antes da data do Exame.

Primeiramente, o candidato deverá verificar se não possui outro “documento de identidade” permitido, ou seja, carteira nacional de habilitação, dentro do prazo de validade ou documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros) ou carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Caso não possua, o candidato deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial, ou da Declaração/Certidão de Extravio de Documento datado de no máximo 30 (trinta) dias antes do dia do Exame, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 recente. Tanto a cópia do Boletim de Ocorrência Policial, ou a cópia da Declaração/Certidão de Extravio de Documento, quanto à foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Neste caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, o Boletim de Ocorrência Policial e a respectiva cópia, ou a Declaração/Certidão de Extravio de Documento e a respectiva cópia e a foto 3x4 recente, será impedido de realizar a prova.

O Exame referente ao Processo Seletivo Vestibular será constituído de duas partes, comuns a todos os cursos:

  • uma redação;
  • uma prova com 60 (sessenta) questões, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), sendo:
    • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa - 15 (quinze) questões;
    • Matemática - 15 (quinze) questões;
    • Ciências Humanas - 15 (quinze) questões;
    • Ciências Naturais - 15 (quinze) questões.
  • Não será cobrado do candidato conteúdo de Língua Estrangeira

O programa da prova consta da Portaria UNIVESP PR-20/2017 disponibilizado no site www.vestibularunivesp.com.br

O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 24/07/2017, no site www.vestibularunivesp.com.br

  • Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pelo site www.vestibularunivesp.com.br, impreterivelmente, até as 12 horas do dia 25/07/2017.

Classificação

A BONIFICAÇÃO implica no acréscimo de pontos à nota final obtida no exame seletivo, ao candidato que declare, no ato da inscrição, se enquadrar no perfil Pretos, Pardos ou Índios - PPI e que tenha cursado todas as séries do ensino médio em instituições públicas existentes no território nacional brasileiro.

 As certificações de conclusão do ensino médio decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM,  do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA , do Centro Estadual de Jovens e Adultos - CEEJA e afins (cuja modalidade de certificação não se caracteriza pela necessidade de frequência/aulas), independentemente do tipo de instituição, não serão aceitas para efeito de concessão de bonificação.

A lista de classificação geral será divulgada no dia 08/08/2017, na Polo em que o candidato pretende estudar e no site www.vestibularunivesp.com.br

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação da lista de classificação geral.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista de classificação geral por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.

As listas de convocados serão divulgadas no Polo em que o candidato pretende estudar e no site www.vestibularunivesp.com.br  conforme o calendário a seguir: 08/08/2017 - 1ª lista de convocados e 15/08/2017 - 2ª lista de convocados.

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação das listas de convocados.
  • Não serão fornecidas informações a respeito das listas de convocados por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.
  • Na lista de classificação geral constará o nome de todos os candidatos inscritos e as suas classificações, conforme o Polo,  a opção de curso e turma.
  • A lista de convocados é elaborada com base na classificação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo Vestibular, por ordem decrescente de notas finais, até o limite de vagas oferecidas para cada curso e Polo.

Matrícula

Todos os candidatos convocados, de acordo com a ordem de classificação de notas finais, deverão comparecer ao Polo em que pretendem estudar, para realizarem a matrícula, nas seguintes datas:

  • 09, 10 e 11/08/2017 - Matrícula da 1ª lista de convocados
  • 16, 17 e 18/08/2017 - Matrícula da 2ª lista de convocados

 A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação dos Polos será de responsabilidade da direção do mesmo e dependerá da apresentação de uma foto 3X4, recente, e uma cópia autenticada em cartório, de cada um dos seguintes documentos:

I. certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;

II. histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente;

III. certidão de nascimento ou casamento;

IV. carteira de identidade;

V. cadastro de pessoa física (CPF);

VI. título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;

VII. certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

VIII. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

  • O candidato que se valer dos benefícios dispostos no Artigo 17 da Portaria UNIVESP PR-20/2017, deverá apresentar, no ato da matrícula, os documentos comprobatórios, a saber: declaração de próprio punho quando da condição de PPI; histórico escolar que demonstre escolaridade pública no ensino médio ou equivalente; conforme o benefício concedido. A falta dessa comprovação implicará na desclassificação sumária do candidato deste Processo Seletivo Vestibular, independentemente de sua classificação, com ou sem a bonificação.
  • O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pos o Polo não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

Informações sobre os Cursos

Sim, os encontros presenciais são obrigatórios, sendo, no primeiro ano, a cada 15 dias, no segundo, mensal. A partir do terceiro ano, o curso é somente on-line, com exceção quando da realização das provas.

Não. O candidato deverá frequentar o Polo no qual foi convocado para a matrícula.

Os encontros presenciais acontecerão quinzenalmente no primeiro ano, mensal no segundo. A partir do terceiro ano, o curso é somente on-line, com exceção das provas.  

As atividades a distância tem horário flexível. Mas há datas de entrega de atividades, assim como horários para fóruns e plantões de tutores.

Para conhecer a Matriz Curricular dos cursos acesse https://univesp.br/cursos

Engenharia de Computação = 5 mil horas

Engenharia de Produção = 5 mil horas

Licenciatura em Matemática = 3,2 mil horas

Pedagogia = 3,2 mil horas

O certificado da Graduação (Ensino Superior) será expedido pela UNIVESP, com chancela do MEC e do Conselho Estadual do Estado de São Paulo.

O material didático será disponibilizado na plataforma de aprendizagem, sem custo algum para o aluno.

Não diminui porque não existe como cursar disciplinas antes da oferta.

Para obtenção do CREA, ou de qualquer outro registro de conselho, os alunos devem seguir os procedimentos da instituição e, portanto, não está diretamente ligada à UNIVESP. O diploma da UNIVESP equivale a todos os diplomas de graduação das universidades públicas do estado de São Paulo.

Aproveitamentos são analisados de acordo com a equivalência de conteúdo e carga horária das disciplinas de graduação.

A UNIVESP é credenciada pelo MEC, que a autoriza a oferecer cursos de Educação a Distância (EAD). Pela legislação, cada um dos cursos deve ser reconhecido pela Conselho Estadual de Ensino, o que é só é possível quando o curso já existe, ou seja, no último ano da primeira turma de cada um deles.  

O aluno formado em Licenciatura em Pedagogia poderá atuar como professor na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental (turmas do primeiro ao quinto ano) e na educação de jovens e adultos correspondente ao ensino fundamental, poderá ainda atuar na gestão, supervisão e orientação escolar, e em disciplinas pedagógicas de cursos de formação de professores em nível médio.